sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Land Art




^^^

Roma, 1969. Robert Smithson

Uma pedreira de cascalho e terra, em Roma. Smithson lança uma carga de asfalto do alto do penhasco já marcado pelo tempo e interfere com sua pintura de asfalto na natureza.
^^^

Assim como Pollock, que estendeu seu gesto além da tela no cavalete para a tela estendida no chão, Robert Smithson (1938-1973) se distancia da tela levando suas obras de enormes dimensões para remotas áreas naturais.
Suas obras/pinturas acabam por transcender a monumentalidade trazendo uma leitura da grandeza da natureza e consequentemente para os dos danos que o homem tem causado.
Robert foi um dos membros do movimento artístico Land Art. E viveu apenas 35 anos.

2 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Querida Lili,
Não conhecia esse pintor. Muito boa, portanto, a sua intenção de nos fazer conhecê-lo e a sua forma de criar. Vou pesquisar, no Google, sobre ele. E você? Espero que tudo esteja lhe correndo bem. Um beijo afetuoso e uma excelente semana.

Anônimo disse...

Já em 1967 Smithson começou a explorar as áreas industriais em torno de New Jersey e ficou fascinado com a visão de caminhões e a escavação de toneladas de terra e rocha. Hoje muitos artistas mexem com pigmentos, pó e tudo isso é herança da arte de Smithson e outros seus contemporâneos. Muito interessante esse vai e vem na arte!

Julian Creci