terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mudança Teatro Ariano Suassuna em N.Friburgo

Imagens da inauguração em 27 de setembro de 2008

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna foi convidado pela então prefeita de Nova Friburgo para inaugurar o Teatro Municipal em setembro de 2008. Ariano compareceu numa noite magnífica e honrou com sua presença e comovido agradecimento a cidade de Nova Friburgo.



No entanto, desde o 1º dia do atual governo, o prefeito e seus correligionários estão tentando através do Ministério Público modificar o nome do teatro, e inclusive nos informes do próprio teatro, e no jornal local, já não se coloca mais o nome de Ariano Suassuna usa-se apenas Teatro Municipal de Nova Friburgo.
A gente se pergunta em que lugar se escondeu a nobreza, respeito e ética?
Essa atitude é motivo de vergonha para Nova Friburgo. Ariano suassuna não é talento local de Nova Friburgo, mas talento universal como a própria arte. Assim como Bach, Mozart, Villa Lobos, Glauber Rocha e tantos outros...
Será que a sociedade friburguense está ciente do que planejam os detentores do Poder municipal, e os que estão gerindo as políticas de cultura do municipio?
E pensar que este teatro ficou durante anos como um canteiro de obras e ocupação de moradores de rua. Parece que com isso ninguém se importava!! Antes ninguém era 'dono' do Teatro, agora que ele existe de fato, é bonito e grandioso, agora sim, todos querem ser os verdadeiros autores da obra. E como detentores desse poder querem inclusive mudar -lhe o nome.
**********
Este é o link que saiu ontem na coluna do Ancelmo Gois. Peço para repassarem para amigos.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2009/10/05/homenagem-revogada-229197.asp

6 comentários:

Carlos Emerson Junior disse...

Sou carioca e moro em Nova Friburgo. A atitude do prefeito é uma vergonha mas não me causa nenhuma surpresa...

Se você não se importar, vou colocar seu post lá no blog, afinal a única arma que temos, além do nosso voto, é encher o saco desses políticos!

Um abração e parabéns pela iniciativa.

Francisco Sobreira disse...

Pois é, Lili, eu acabei de ler essa notícia no blogue do Ancelmo e me revoltou a decisão inexplicável do prefeito. Vim aqui depressa para demonstrar a minha indignação e, vendo o seu texto, me solidarizo inteiramente com a amiga, que tem um cargo lá, não é isso? Que país esse em que vivemos! Um beijo.

Anônimo disse...

Que maluquice isso! Será que eles vão conseguir fazer essa façanha? Acho pouco provável.
Quando isso estourar TODOS, mas TODOS irão ficar contra Nova Friburgo.
Um abração
M.Peralta

Anônimo disse...

Semana passada estive em Friburgo e passei bem em frente ao Teatro. Uma maravilha!
Sou a favor da campanha para manter o nome de Ariano Suassuna no Teatro!
Que falta de respeito e educação dessa gente!! Essa cidade quer sair do mapa e virar o recanto da deselegancia? Faça o favor! Inventem outro teatro para colocar outro nome! Este já tem o seu.
Ao blog, parabéns pela discussao proposta.

Regina Aguerrido (professora universitária aposentada)

railer disse...

realmente não estão nem um pouco preocupados. uma pena.

Anônimo disse...

Que pena! Gosto tanto do escritor Ariano Suassuna!Isso é uma tamanha falta de respeito!