quinta-feira, 14 de maio de 2009

Memórias da Ditadura Militar

Portal Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985).

*******


“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”.

*******

A abertura dos registros documentais do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil é um avanço essencial, como disse o ministro da Cultura, Juca Ferreira: “Num momento em que estamos deixando de ser um país sem memória e em que o governo federal toma ações concretas de acesso pleno à nossa própria história, queria, de antemão, parabenizar a abertura dos arquivos da ditadura, pelo presidente Lula. É parte da realidade da nossa memória, da memória recente.”

O Projeto Memórias Reveladas - Centro de Referência das Lutas políticas no Brasil (1964-1985) tem como objetivo tornar-se um pólo difusor de registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil, nas décadas de 1960 a 1980, durante o regime militar. O portal permitirá conectar os dados já disponíveis no Arquivo Nacional com os dos arquivos públicos estaduais e de outras entidades públicas e privadas parceiras. Também facilitará o acesso da sociedade e da academia permitindo resgatar a história recente do país e a atuação dos governos militares.
O presidente Lula já sabendo que muita gente vai chiar com o teor do Portal já avisou: “Quando eu sair do governo se eu tiver feito alguma coisa errada também deverá ser divulgada”.

http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br

4 comentários:

Lily disse...

Também foi assinado nesta quarta-feira, ontem, uma portaria para que os arquivos sobre a ditadura militar em mãos de particulares sejam entregues ao governo.

Francisco Sobreira disse...

Querida Lili,
Eu que sou um crítico do governo Lula (mas sou também dos anteriores), aplaudo essa iniciativa. O que houve na ditadura militar deve ser conhecido pelas novas e novíssimas gerações para que elas saibam do terror que se instalou naqueles tempos de treva. Um beijo afetuoso.

Anônimo disse...

Esses tempos foram, de fato, tempos sombrios, mas, ainda vivemos tempos bem lúgubres.Só que de outras formas e maneiras.
1 abraço,
Mauro Peraltta

Maxwell Knoxx disse...

queria que voltasse a ditadura aqui no brasil. Nação idiota, que só faz revoltinha na internet mais nao tem coragem de se levantar para protestar nada. E quando se levanta, fica 10 minutos na rua pensando que o governo vai mudar com isso. Brasil um país de tolos