sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O artista e Obama


Na luta para chegar à Casa Branca, antes de ser consagrado pelo voto como presidente dos Estados Unidos, o candidato democrata Barack Obama recebeu do artista Frank Shepard Fairey um espontâneo reforço de marketing eleitoral:
Um pôster com o seu retrato nas cores vermelha, azul e branca (cores da bandeira americana), e tornou-se imagem onipresente de sua campanha. A peça de propaganda não foi produzida por uma grande agência de publicidade nem encomendada pelos marqueteiros oficiais de Obama, mas uma criação espontânea do artista gráfico que viu sua popularidade — e seu valor artístico — crescer.

Nascido em 1970, em Charleston, na Carolina do Sul, Frank Shepard Fairey é um representante da street art, um artista urbano que já foi detido uma quinzena de vezes pela polícia por ações ilegais de grafite, o chamado bombing, em muros de cidades americanas (em uma das vezes, foi preso no Japão).


Lançados na ocasião das eleições presidenciais 350 cartazes com a imagem de Barack Obama, os cartazes se esgotaram em minutos e proliferaram pela internet. O sucesso levou a campanha oficial a abraçar a iniciativa do cabo eleitoral grafiteiro e a endossar sua obra. E, a pedido dos conselheiros de Obama, a palavra "Progress", legenda do pôster original, foi substituída por "Hope" e "Change", usadas no discurso do candidato democrata.

Fairey foi brindado com uma correspondência assinada pelo próprio Barack Obama: "As mensagens políticas implicadas no seu trabalho têm encorajado os americanos a acreditar que podem contribuir para mudar o status quo. As suas imagens têm um profundo efeito sobre as pessoas, sejam vistas numa galeria ou num semáforo. Tenho o privilégio de fazer parte do seu trabalho artístico e estou orgulhoso de ter o seu apoio".

3 comentários:

Sani Guerra disse...

Tá bonito! Parabéns...

Anônimo disse...

Muito interessante. vi seu link atraves de outro blogui. Achei interessante o nome Retinas Urbanas.
Mauro Peratta

railer disse...

vai sair um livro falando sobre as estratégias de marketing da campanha obama. muito interessante isso.