
Esta casa singular tem uma árvore presa ao reboco de sua fachada e, mesmo antes de começar a ruir a casa já tinha esta árvore entrelaçada. Dizem que agora elas são inseparáveis: se arrancarem a árvore, a casa desmorona; se demolirem a casa, a árvore morre.
Pesquisando um pouco mais sobre a Casa da Bambina descobri que os vidros quebrados são belgas, com desenhos de flores. E que na casa já morou o líder comunista Luiz Carlos Prestes, e passou nela a sua primeira infância o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e que nessa época havia no quintal um galinheiro. Aos oito anos, seguindo seu pai, o oficial do Exército Leônidas Fernandes Cardoso, FHC mudou-se para São Paulo. Dizem ainda que, no século 19, o porão era a senzala, moradia dos escravos.
A casa já correu o risco de ser demolida, alguma boa alma denunciou o crime e suspendeu-se a demolição, de forma que hoje, diante do portão de ferro amarrado com uma corrente, se vê uma pequena placa onde se lê: OBRA EMBARGADA.
Botafogo tem muitas histórias...Gosto de história e de casas. Quando eu tinha 12 anos fui conhecer a escritora Carolina Nabuco, filha de Joaquim Nabuco. ( Isso já tem trinta anos) Nesse dia conheci também a casa que foi do grande abolicionista Joaquim Nabuco. A casa também era aqui em Botafogo, na rua Marques de Olinda. Conto essa numa outra hora...
5 comentários:
É uma casa muito interessante. Mas confesso que sempre que passo em frente lembro de alguns filmes de suspense...;)
Você tem que publicar um post especial sobre essa sua visita a Carolina Nabuco... É tuuuudo.
Beijossss
só você mesma pra trazer essas histórias bacanas pra gente. concordo que parece de filme de suspense!
Pois é, Lili, você sempre voltada para figuras, casas e outras coisas que fizeram a História deste país. Isso é muito bom. Um beijo.
Acho que já passei por esta casa!
Claudinha Soares
Noss Lili, deu até vontde de ir lá ver bem de perto...
bjs
Postar um comentário