terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Casa da Árvore

Aqui bem pertinho de casa, no número 40 da Rua Bambina, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, existe uma casa com três janelas altas. A construção agora está em ruínas, mas é um raro exemplar arquitetônico do estilo eclético de fins do século 18.
Esta casa singular tem uma árvore presa ao reboco de sua fachada e, mesmo antes de começar a ruir a casa já tinha esta árvore entrelaçada. Dizem que agora elas são inseparáveis: se arrancarem a árvore, a casa desmorona; se demolirem a casa, a árvore morre.
Pesquisando um pouco mais sobre a Casa da Bambina descobri que os vidros quebrados são belgas, com desenhos de flores. E que na casa já morou o líder comunista Luiz Carlos Prestes, e passou nela a sua primeira infância o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e que nessa época havia no quintal um galinheiro. Aos oito anos, seguindo seu pai, o oficial do Exército Leônidas Fernandes Cardoso, FHC mudou-se para São Paulo. Dizem ainda que, no século 19, o porão era a senzala, moradia dos escravos.
A casa já correu o risco de ser demolida, alguma boa alma denunciou o crime e suspendeu-se a demolição, de forma que hoje, diante do portão de ferro amarrado com uma corrente, se vê uma pequena placa onde se lê: OBRA EMBARGADA.
Botafogo tem muitas histórias...Gosto de história e de casas. Quando eu tinha 12 anos fui conhecer a escritora Carolina Nabuco, filha de Joaquim Nabuco. ( Isso já tem trinta anos) Nesse dia conheci também a casa que foi do grande abolicionista Joaquim Nabuco. A casa também era aqui em Botafogo, na rua Marques de Olinda. Conto essa numa outra hora...

5 comentários:

Isso Mata a Planta disse...

É uma casa muito interessante. Mas confesso que sempre que passo em frente lembro de alguns filmes de suspense...;)

Você tem que publicar um post especial sobre essa sua visita a Carolina Nabuco... É tuuuudo.

Beijossss

railer disse...

só você mesma pra trazer essas histórias bacanas pra gente. concordo que parece de filme de suspense!

Francisco Sobreira disse...

Pois é, Lili, você sempre voltada para figuras, casas e outras coisas que fizeram a História deste país. Isso é muito bom. Um beijo.

Anônimo disse...

Acho que já passei por esta casa!
Claudinha Soares

Unknown disse...

Noss Lili, deu até vontde de ir lá ver bem de perto...
bjs