domingo, 13 de abril de 2008

Rubens Gerchmann

Morreu em 29 de janeiro deste ano o grande Rubens Gerchmann aos 66 anos de um tipo raro de câncer. Fiquei sabendo da morte dele bem depois e pensei em fazer um post sobre o Gerchmann...e acabei não fazendo.
O tempo foi passando, o tempo: aquele que devora a tudo impiedosamente e acaba por sabotar nossas melhores idéias, quando não as pomos em prática. Enfim quase não posto minha homenagem ao grande cara que Gerchmann foi em vida.

Da série "O beijo"


O quadro "A bela Lindonéia" inspirou o Tropicalismo de Caetano e Gil





Gerchman era pintor, desenhista, gravador e escultor.

Rubens Gerchman despontou no cenário das artes plásticas brasileiras na década de 1960. Em 1967, foi para Nova Iorque após ganhar o prêmio do 16º Salão Nacional de Arte Moderna, permanecendo por lá até 1972. Nos Estados Unidos, participou do Fashion Poetry Show Event, idealizado por poetas locais e que contou com nomes como Andy Warhol. “Ele freqüentou o estúdio do Warhol e fez alguns trabalhos impressos lá”, conta o marchand Claudio Valansi.De volta ao Brasil, foi um dos fundadores da revista ‘Malasartes’, em 1975, e dirigiu também a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
“Foi ele que a transformou em escola de artistas”, explica Valansi.













4 comentários:

railer disse...

lili,
como sempre você vive nos informando, atualizando e nos fazendo conhecer figuras ilustres!
continue assim!
beijos!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Home Broker, I hope you enjoy. The address is http://home-broker-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Amo Gerchmann!!!

Murdock disse...

Ressuscitando o post. Estava procurando quem era o autor dessa obra, simplesmente porque ela é absurdamente parecida com a minha namorada!!
Pena ele já ter falecido e não poder ver a coincidência.