segunda-feira, 23 de julho de 2012

As lavadeiras de Burle Marx







Concluído, após seis meses de restauro, painel de azulejos criado por um dos mais importantes paisagistas brasileiros, Roberto Burle Marx (1909-1994).
Burle Marx, arquiteto de formação, também era artista plástico e habilidosíssimo nos azulejos. O painel foi criado em 1949, com 4 metros de altura e se estende por um muro de 25 metros.
Para a recuperação da obra foi preciso primeiramente lavar todos os azulejos com detergente de pH neutro, quando descobriram que havia sido aplicado, algum dia, uma capa de verniz. Para removê-la foram utilizados bisturis cirúrgicos.
O Painel de azulejos é parte do projeto paisagístico para a então residência do embaixador Walther Moreira Salles, hoje sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro.  A casa tem projeto arquitetônico de Olavo Redig de Campos.
O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro fica na Rua Marquês de São Vicente 476, na Gávea. A entrada é gratuita. A ida ao Instituto vale muito a pena!



2 comentários:

Francisco Sobreira disse...

E aí, Lili, ainda se lembra de mim? Eu não a esqueci, e mesmo se quisesse, não conseguiria: é que (creio que já lhe falei uma vez) a minha mulher é chamada também de Lili. Muito bonito esse painel do grande Burle Marx. Um beijo afetuoso e uma excelente semana.

Lily disse...

Claro que lembro de vc, querido Sobreira. De vez em quando passo por aqui e deixo uma mensagem.
Um beijo para vc tb!