Hoje fiz esse pequeno estandarte para celebrar São Sebastião.
São Sebastião (França, 256 — 286) originário de Narbonne e cidadão de Milão
Sebastião era um soldado do exército romano por volta de 283 (depois da Era Comum) com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal.
No entanto, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), foi depois levado diante do imperador Diocleciano, que ordenou então que lhe fosse espancado até a morte. Mesmo assim, ele não teria morrido. Acabou sendo morto transpassado por uma lança.
Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge na Baixa Idade Média, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. Embora os seus martírios possam provocar algum ceticismo junto dos estudiosos atuais, certos detalhes são consistentes com atitudes de mártires cristãos seus contemporâneos.
São Sebastião foi também o ícone de várias expressões artísticas. A Pintura há muito o nomeou como modelo de pintores da Renascença.
7 comentários:
Ficou lindo Lili!
Bacana! Salve São Sebastião! Viva o RIO DE JANEIRO!!! Cidade Maravilhosa!!
Lili, muito bonito e muito interessante a abordagem sobre São Sebastião. Adorei. Beijos com carinho. Manoel.
É tão bom ter habilidaddes! Assim vc pode se expressar e fluir as suas idéias.
Gostei!
Um abração,
M.Peralta
Genial post and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.
Brim over I acquiesce in but I think the collection should acquire more info then it has.
faltou falar dos gays...
Postar um comentário