segunda-feira, 1 de junho de 2009

Microsoft bloqueia msn em CUBA

Não é novidade para ninguém o bloqueio econômico que Cuba sofre imposto por suas relações com os Estados Unidos da América. Por conta disso, Cuba não pode conectar-se a cabos de fibra óptica internacionais, tendo de apelar para sinal via satélite.
*****
Os cubanos que tentaram acessar o Msn nos últimos dias se depararam com a seguinte mensagem de erro: “810003c1: We were unable to sign you in to the NET Messenger Service”. Isso porque a Microsoft bloqueou na semana passada o acesso de Cuba ao MSN Messenger, seguindo a política norte-americana de embargo que já afetava Irã, Coreia do Norte, Síria e Sudão.

O jornal cubano Juventude Rebelde criticou a decisão da empresa e ironizou o fato de a Microsoft ter propagado o Messenger como um programa para fomentar a "troca livre entre as pessoas".

Um porta-voz da Microsoft disse que a empresa cumpre a legislação dos EUA e destacou que o bloqueio não afeta o serviço de e-mail gratuito Hotmail, que segue disponível em Cuba e nos demais países embargados pelos EUA. "A diferença reside nas ferramentas que podem ser baixadas frente aos serviços online", explicou. O MSN Messenger é baixado de um aplicativo no computador do usuário, enquanto o Hotmail está baseado completamente na rede.


Algumas ferramentas do Google, como o Google Earth estão bloqueados para acesso na ilha o que mantém a segregação ao mundo virtual.
Bem, mas como Cuba é Cuba, o governo cubano já está realizando uma migração a passos largos, para o software livre.