sexta-feira, 6 de março de 2009


Foto dos Pilotis do MAM que tirei quando fui ver a expo do Vik Muniz
(ViK Muniz merece uma postagem a parte que pretendo me esmerar e fazer).

O MAM é projeto do arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy, que fez parte da equipe de arquitetos que no fim da década de 1930 projetou o edifício-sede do Ministério da Educação e Saúde(hoje Palácio Gustavo Capanema) trabalhando junto de Oscar Niemeyer sob a direção de Lúcio Costa e contando ainda com a colaboração de Le Corbusier.

Esses dias numa boa conversa com o Raul Simões na Casa Rui Barbosa soube que o bairro de Marechal Hermes foi projetado pelo Affonso Eduardo Reidy. Lá em Marechal Hermes tem o Teatro Armando Gonzaga inaugurado em 1954 e o paisagismo dos jardins da praça é de Burle Marx (já andei sabendo que este teatro é dono da segunda melhor acústica da cidade).
Marechal Hermes teve sua ocupação planejada urbanisticamente. O bairro criado em 1912 como vila operária apresentava no projeto inicial ruas largas e arborizadas.

Da época, datam a Estação de trem inspirada nas ferrovias inglesas, e hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, uma agência dos Correios, os Hospitais públicos Carlos Chagas e a Maternidade Alexandre Fleming, uma escola profissionalizante (Faetec) e as Municipais Santos Dumont e Evangelina Duarte Batista. Em 1930 foi inaugurado o Cinema Lux.

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessante saber. Acho que os arquitetos de outrora deixaram muito boas marcas, resta saber o que deixarão os atuais.
Mauro Peraltta

Anônimo disse...

e o nosso blog?

railer disse...

uau, não sabia nada disso. adoro o jeito como você me alimenta de cultura!
beijos