sábado, 7 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher


Mulheres ganham 38,5% menos no Brasil


A gente sabe que as mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, espancamentos e ameaças sexuais, hoje as coisas melhoraram, mas ainda existem muitas reivindicações a serem feitas com relação a melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos.
Segundo a Confederação Sindical Internacional (CSI) o salário médio das mulheres no Brasil seria 38,5% inferior ao dos homens nos mesmos cargos.

O Brasil registra a maior desigualdade de salários entre homens e mulheres numa pesquisa realizada com 300 mil pessoas em 20 países, com o risco desse fosso aumentar com a crise econômica.

O informe também confirma que a qualificação acaba jogando contra as mulheres. Aquelas com mais qualificação educativa sofrem uma brecha salarial maior em comparação com os homens com formação similar.
A diferença de salários aumenta também com a idade. Na medida em que os cargos de mais responsabilidade são atribuídos a pessoas mais experientes, ficam com os homens, com mais anos de serviço.
Sharan Burrow, presidente da CSI, diz existir “discriminação tanto aberta como sutil contra as mulheres no mercado de trabalho e no local de trabalho, de maneira que os empregadores, sobretudo no setor privado, as promovem a postos com remuneração menor”.

5 comentários:

Carmen Romanini disse...

"Maria Maria é um dom uma certa magia uma força que nos alerta, uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer no planeta."
Lili, o mais engraçado, o grande paradoxo é que somos maioria no planeta não é? rs...
Parabéns pela mulher consciente que você é!

railer disse...

parabéns lili.
infelizmente o que você relatou não deixa de ser verdade. ainda existe preconceito com as mulheres em vários cargos, mas sinto que vocês estão conseguindo mudar essa visão.

Isso Mata a Planta disse...

Sim, infelizmente acontece ainda... Mas foi o tempo que questionavam o nosso poder. Estamos cada vez mais fortes. Um pouquinho mais e a gente vira também essa página.
Viva a mulher!!!
bjsss

Wagner De Miranda disse...

Oi Lili! Eu sou o Wagner. Estudamos juntos na CAL. Senti saudades de vc e resolvi te procurar no google e acabei chegando aqui. Acho que é porque hoje é o dia internacional da mulher e vc foi uma das mais inteligentes e adoráveis mulheres que eu conheci em toda a minha vida, apesar de vc ter ficado com minha obra completa em papel bíblia do Fernando Pessoa...rs...Acho que foi o livro mais bem emprestado por mim até hoje...rs... Se quiser saber de mim, meu mail é wagnerdemiranda@uol.com.br
P.S. Estou adorando seu blog!!! E viva vc! Viva as mulheres!!!
Abraços!!!

Anônimo disse...

Ainda é muito absurda a forma como mulheres, gays, pobres, mendigos, animais e crianças são tratados. A vida humana merece o mínimo de respeito!
Mauro P.