quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Maestro John Neschling

O Maestro John Neschling, regente titular da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), foi demitido por um e-mail do Presidente do Conselho de Administração da Fundação OSESP, Sr. Fernando Henrique Cardoso.
Na verdade o que se fala é que o maestro foi demitido por José Serra que está visando a eleição presidencial em 2010. É que Neschling foi gravado num ensaio falando que Serra é “um menino mimado”. A tal gravação foi parar no youtube.


Resumo da Ópera: John Neschling está na OSESP desde 1997 quando foi chamado pelo então governador Mário Covas para reger e reestruturar a Orquestra, que na época estava em estado de decadência. Passados 12 anos esta Orquestra encontra-se hoje reconhecida pelos quatro cantos do mundo. No comando da Osesp, o maestro Neschling criou um projeto e uma nova forma de administrar. Profissionalizou e fez a orquestra reconhecida no cenário internacional. Exigiu a construção da Sala São Paulo, inaugurou a era das turnês internacionais e garantiu maiores salários para os músicos e um orçamento que chegou a R$ 59,9 mi em 2008 -R$ 43 mi bancados pelo governo.


A OSESP agora terá como Regente Principal o Maestro francês Yan Pascal Tortelier nas temporadas 2009 e 2010.
Cabem as perguntas, terá sido política a demissão de Neschling? E como ficam os direitos do cidadão de acesso ao bem comum? A Cultura pode ser moeda de visibilidade e barganha política?
Porém, é mais do que fato que o público que freqüenta as temporadas da Sala São Paulo está longe de ser o Brasileiro pobre e trabalhador. Este provavelmente pouco ou nunca vai ter acesso aos bens culturais, enquanto não existirem de fato políticas de democracia cultural.

4 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Lili,
Se a causa da demissão do maestro foi a sua opinião sobre o governador Serra, ela faz pensar que o maestro já vinha sendo vítima de perseguição. Ter a sua afirmação gravada indica que existia alguém por lá disposto a ouvir algum crítica dele ao governador. E se for verdadeira é um absurdo. Quantos subordinados (do governo federal, por exemplo), são envolvidos em atos corruptos, que envolvem milhões de reais, e continuam nos seus cargos. Coisas deste incrível país. Um beijo.

Marcella Castro disse...

É vergonhoso saber que até a cultura brasileira está sendo controlada pela política! Mas é um fato, tudo nesse mundo gira em torno da política, infelizmente!
Adorei seu blog, viu? Voltarei mais vezes :)
Beijo!

railer disse...

é triste mesmo que nem todo mundo tenha acesso à cultura, que muitas vezes é elitista.

Isso Mata a Planta disse...

É inacreditável.