quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Galo da Madrugada: Patrimônio Cultural e Imaterial

Galo da Madrugada, o mais novo Patrimônio Cultural e Imaterial

O Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo de acordo com o Guiness Book é o mais novo Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco. O projeto de lei é de autoria do deputado Alberto Feitosa (PR), determinando a iniciativa.

“O Galo é considerado pela sociedade brasileira, em especial a recifense, como uma das maiores festas do Reinado de Momo, por isso apresentei a proposta”, justificou o parlamentar republicano.

Oficialmente fundado em 24 de janeiro de 1978, o Galo da Madrugada fez o primeiro desfile às 5h do Sábado de Zé Pereira. Este ano, o bloco que arrasta mais de um milhão de pessoas comemora três décadas. Várias agremiações, troças, grupos e trios aderem à festa, tornando o desfile do Galo ainda maior.

Também são considerados Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco o frevo, a feira de Caruaru.

Antes da Constituição de 1988, apenas bens imóveis, como monumentos de pedra e cal, poderiam ser considerados patrimônios do povo. Essa barreira foi rompida e os bens considerados de interesse para a permanência e preservação da identidade da população passaram a ser chamados de Patrimônio Cultural e Imaterial.

Um comentário:

railer disse...

tenho vontade de conhecer