sábado, 28 de fevereiro de 2009

Identidade - Cultura



Ministros de Cultura e responsáveis pela área na América Latina e no Caribe pediram em Buenos Aires que os países invistam no fortalecimento da diversidade para conter a crise financeira global.

Os titulares também defenderam que a cultura seja usada como ferramenta transformadora para combater a pobreza e as desigualdades sociais.

"As potências centrais nos colocaram para combater nos âmbitos culturais. Fomos pasto fácil do modelo consumista, que gera poder político e, portanto, econômico", considerou o embaixador da Venezuela em Buenos Aires, Arévalo Méndez,

"Fortaleçamos a identidade própria, descubramos e avaliemos mil vezes o que é nosso. Façamos um censo, se for necessário. Resgatemos nossos valores e trabalhemos em políticas compartilhadas para combater o neocolonialismo. Só assim sairemos do atoleiro da pobreza e da desigualdade", assegurou.

Méndez disse que a América Latina e o Caribe "não podem voltar a pagar por uma crise" como aconteceu no século passado "com a reconstrução da Europa", após a Segunda Guerra Mundial.

O ministro de Cultura e Comunicação do Haiti, Olsen Jean Julien, destacou que a cultura terá um "papel determinante" para enfrentar a crise.

"Transformar as pessoas em consumidoras é simplesmente reduzir a cultura. Se não identificarmos qual é a nossa e perdermos a capacidade de nos reconhecer, teremos sido vencidos na batalha", destacou.

Fonte: Clipping DUO

3 comentários:

railer disse...

isso aí!

lili, assisti ao filme 'quem quer ser um milionário?' e lembrei de você quando mostra uma pessoa tirando foto segurando a pontinha do taj mahal... você vai amar esse ainda, ainda mais que você conheceu a índia recentemente.

Anônimo disse...

É bem verdade a nossa identidade e caracteristicas reforçadas fazem com que estejamos muito mais fortes com nossa cultura e cidadadania. Interessante a matéria.
ABS. Mauro P.

Francisco Sobreira disse...

Lili,
Recebi um PPS contendo imagens sobre a "Índia Sacra". A pessoa que me mandou é gente do bem, confiável. Se você se interessar pelo material, lhe mandarei. Sei que não é prudente fornecer e-mail pela Net. Em todo caso, se você quiser correr o risco, terei prazer em lhe encaminhar as imagens, que são muito bonitas. Um beijo.