sexta-feira, 28 de março de 2008

Ainda sobre Igrejas + uma Livraria + um amor


Esta é uma livraria na cidade medieval de Maastricht, na Holanda, que funciona em uma igreja desativada construída há 800 anos. Esta igreja já foi utilizada também como um depósito de bicicletas há pouco tempo atrás.



O projeto do escritório de arquitetura Merkx + Girod ganhou o prêmio Lensvelt Architect Interior da Selexyz Dominicanen, por ter conseguido preservar as características originais e o charme da construção, e, ao mesmo tempo, criar espaço suficiente para que os clientes do estabelecimento pudessem circular confortavelmente.





O pé direito da Igreja foi aproveitado com a construção de uma estrutura de aço de vários andares, que funciona como prateleiras com elevadores e escadas para que os visitantes possam escolher seus livros. Com isso, o projeto conseguiu ampliar a área de piso original de 750 m2 para 1200 m2.





Num momento em que as livrarias independentes parecem não ter a menor chance contra as vendas na Internet, ou "Mega Stores", investir em criatividade ainda é uma boa idéia para ocupar novos espaços no mercado.

Para nós amantes do livro, este é um divino convite à leitura.



3 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Lili,
Um notável feito de criatividade, que maravilha tanto os amantes da arquitetura, quanto os desses companheiros inestimáveis que são os livros. Beleza! Abraço.

Anônimo disse...

Nooossa, quem sabe a nossa próxima viagem. rs
bjs
J

railer disse...

achei o texto muito bom, bem escrito e foi ótimo conhecer esse lugar. deu até vontade de ir pessoalmente.