sábado, 13 de outubro de 2007

Viva a Criança!

Comemoramos no dia 12 o Dia da Criança, como arte-educadora, sei que a Educação tem enorme poder para que as diferenças sociais sejam minimizadas. O que falta é boa vontade do Poder Público. Um candidato em sua propaganda política faz altas promessas e o que vemos é que assim que entram, eles mudam de opinião e a escola pública continua falida Ora, é óbvio que não é interessante que a educação na escola pública funcione. Cidadãos pensantes sempre foram perigosos, isso é óbvio.
Fala-se tanto na inclusão do aluno, afinal, ele não pode ser excluído. Na minha opinião quem está excluído na sala de aula é o professor, este sim, tem que dar conta de “n” conteúdos, com uma sala lotada, com alunos com vários níveis de aprendizado. Além de ter, entre outras coisas, “domar” certas feras em sala de aula. O professor tem sido o capturado nesta luta perversa.
A sociedade civil precisa acordar desse sono profundo, pois todos pagaremos o preço por tamanho descaso, e depois não adianta muro alto, nem carro blindado, nem ongs, nem nada...A mudança tem que se dar inicialmente nas mentalidades e nas atitudes. Este é um momento onde tudo é prioridade, educação é prioridade, saúde é prioridade, cultura é prioridade porque estamos falando de vidas...Cada um de nós pode começar a fazer alguma coisa...
Então mãos à obra!! E Viva o dia da criança! Viva o dia do professor! Viva Madre Teresa de Calcutá!


Um comentário:

Francisco Sobreira disse...

Lili,
Concordo em gênero, número e grau (expressão nova, hein?) com o seu texto, como sempre lúcido. E hoje é o Dia do Professor, esta figura tão importante, mas que neste pobre país é desvalorizado, a começar pelo salário de fome que recebe. Principalmente agora que temos um presidente que já declarou que se orgulha de nunca ter lido um livro. Meu Deus! Um beijo.