terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nova Friburgo - um dia de janeiro



Há bastante tempo que não ando pelas bandas da blogosfera... sinto falta dos amigos que fiz por aqui, de suas palavras e textos, histórias e fotografias. Mas, como havia dito em posts anteriores precisei me afastar um pouco para dar conta do mestrado ao qual me dedico, e também de outras coisas da vida, que demandam uma atenção. No entanto, deixei aqui um espaço reservado para voltar quando a saudade batesse, um lugar para trocar palavras, emoções e até, quem sabe, algumas alegrias...
Hoje estou de volta trazendo uma história que ficou conhecida nas  manchetes anunciadas em Tvs, jornais e noticiários: 12 de janeiro de 2011 ocorreu uma chuva como nunca houve na história de Nova Friburgo. Choveu em uma noite, e em toda a madrugada, a quantidade de água para chover um mês. Disseram que ocorreu um fenômeno da natureza e ele transformou - com deslizamentos de terra, árvores, pedras, rochas - a geografia da bela cidade da serra do mar. 
E nesse dia os cursos dos rios fizeram novos caminhos, abriram espaços inimaginados em meio a casas, pessoas, ruas, estradas e montanhas.
A face do que pôde ser visto foi absurdamente trágica. Muitas foram as  perdas e muitas as vítimas fatais, inclusive amigos muito queridos e uma amiga muito especial - Erotides Guerra - pessoa queridíssima, de enorme alegria e vontade de viver. A casa dela foi minha primeira morada quando cheguei em Nova Friburgo, em janeiro de 1993.
Para nós que aqui ficamos e, que de alguma maneira sobrevivemos, resta  a tarefa de pedir paz e desejar plenamente que o SOL, com sua magnificência, arrebate as almas de todos que se foram em seus reencontros com o divino.
(Na foto Tide e Carolina, sua neta, que partiu em 12 de janeiro com ela)

3 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Querida Lily,
Obrigado pelas palavras amáveis. Foi uma agradável surpresa ter notícias suas depois de muitos meses. Pois é, amiga, encerrei o Luzes. Foi uma decisão que tomei, depois de amadurecê-la por vários meses. Mas que bom que você tenha voltado. Um beijo e felicidades pra você.

P.S. Com esses óculos grandes (e bonitos), você está parecendo uma atriz.

Jozi Lucka disse...

É Lily...
A vida e sua impermanência.
Resta a saudade e as lembranças dos momentos amáveis que passamos ao lado dessas pessoas mais que queridas e especiais.
Lindo texto, bjs,
Jozi

Anônimo disse...

Que tudo esteja melhor em Nova Friburgo, conheci esta cidade ha mais de quarenta anos. Tenho lembrancas lindas de lá. Mas, o que vi pela Tv arrepiou até a minha espinha dorsal. Nova Friburgo era tao linda!! Espero que tudo se resolva, a cidade seja reconstruida e as pessoas voltem a ser felizes por lá.
Um abraço.

Maria Nazareth Motta Barros