sábado, 21 de agosto de 2010

Copan




I ♥ COPAN


O Edifício acima é o Copan edificação projetada por Oscar Niemayer. Com certeza o Copan é uma das obras de arte mais famosas de Sampa. O prédio todo de concreto conta com curvas delicadas. 

Inaugurado em 1962, o prédio é o maior edifício residencial do Brasil, com 120 mil metros quadrados de área construída contando com 1160 apartamentos que variam de 26 a 350 metros quadrados distribuídos em 6 blocos, 221 garagens nos subsolos e Vinte elevadores. Há quem diga que ele é o edifício residencial mais populoso do mundo, por conta disso estaria no Guiness Book. A população flutuante do edifício é imensa, contendo em torno de 6500 pessoas, diariamente. O Copan tem até CEP exclusivo dado pelos Correios.

No térreo do Edifício cerca de 70 lojas funcionam dentre elas: uma igreja, um alfaiate, um fast food chinês, quatro restaurantes, uma lavanderia, dois cafés, uma videolocadora, cinco telefones públicos, uma doceria, uma agência de turismo, uma papelaria e um despachante.

Oscar Niemeyer não "assina" sua obra pelo fato do projeto original ter sido duramente modificado. No projeto original, encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, estavam contidos ainda escritórios e um hotel (atual prédio do bradesco - adaptado). A torre de escritórios não chegou a ser construída. O hotel e o teatro nunca saíram do papel e os apartamentos dos blocos E e F, que contariam com 3 dormitórios, foram redivididos em quitenetes e apartamentos de 1 quarto. 

Niemeyer idealizou o Copan como um lugar onde pessoas de diferentes organizações familiares, classes sociais e culturais pudessem conviver em harmonia.

De fato, I ♥ COPAN

2 comentários:

Anônimo disse...

Lily, minha querida amiga. Muito interessante essa sua postagem. O Copan é um local famoso pelo "mix". Quem mora em São Paulo sempre tem uma história para contar sobre o edifício. Aquí tem de tudo para todos os gostos e na mais perfeita harmonia. Legal, né?
Adorei sua postagem.
Uma beijoca paulista.
Manoel.

Maurício Adinolfi disse...

Olá Lily, prazer! que bom que gosta do trabalho no dique. continuamos com o projeto lá. esse mês pintaremos umas 40 casas! ta convidada a conhecer. e o Copan tbm, venha tomar um café. grande abraço!