segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Morro da Conceição


Esta foi uma ação/intervenção realizada no inicio de 2008 com alguns artistas contemporâneos instalada durante um fim-de-semana inteiro no Morro da Conceição. Fui lá com umas amigas e fizemos fotos...


O Morro da Conceição constitui-se um dos marcos iniciais da urbanização do Rio de Janeiro, patrimônio histórico da cidade de São Sebastião. A ocupação inicial do Morro data de 1634 com a construção de uma pequena capela para N.S. da Conceição.




A maior riqueza deste morro não está somente nos monumentos tombados, mas no conjunto que constitui seu casario. Ao longo dos séculos 19 e 20, deu-se a ocupação residencial que permanece até hoje, exemplificando a sobrevivência de um núcleo urbano bastante peculiar, típico da colonização portuguesa. De lá pra cá o lugar passou a ser objeto de esforços de preservação e revalorização; e sua transformação em Área de Proteção Ambiental, mediante decreto municipal de 1988, foi passo importante nesse sentido.




Um obstáculo permanente que passa o Morro da Conceição é a dificuldade de mobilizar a comunidade com relação a preservação do patrimônio histórico. Como expressão viva e imediata do fazer cultural, toda esta produção de arte que ocupou o Morro pôde contribuir para a consciência de que “patrimônio” não é algo passado, mas antes aquilo que se cria e se constrói diariamente através de ações individuais e coletivas.






















2 comentários:

railer disse...

bonito. mas fica onde no rio?

Anônimo disse...

E u também fui lá...na época saiu uma matéria na Revista de Domingo falando sobre o evento. Foi muito show!
Abs.
Maria Riva