segunda-feira, 19 de maio de 2008

The Namesake

Já falei aqui da viagem que fiz para a Índia...na verdade eu sempre tive o sonho de conhecer a Índia...é alguma coisa que eu não saberia explicar. E ainda tenho vontade de retornar lá com mais calma pra poder sorver toda aquela paisagem...
Talvez por conta desse “sentimento Índia” eu goste tanto do cinema indiano. E olha, os indianos amam cinema, as filas a qq hora do dia são enormes! E eles, ao contrário do que se pensa, são os maiores produtores de cinema do mundo. Os EUA são os maiores distribuidores.
Pois então, peguei no DVD o filme The Namesake baseado no livro de Jhumpa Lahiri e levado às telas pela diretora indiana Mira Nair (Casamento à Indiana). The Namesake é uma história sobre a integração de uma família indiana na sociedade norte-americana.
O filme fala da celebração do amor, lealdade e valores familiares que tocam a alma e o coração da gente. A noção de família é algo que temos de comum do Oriente ao Ocidente, qualquer que seja o local onde nascemos e crescemos. Apesar das diferenças, esta família poderia ser a família de qualquer um de nós com todas as suas qualidades e defeitos.







A história inicia-se na Índia há cerca de trinta anos atrás e atravessa duas gerações. É contada na perspectiva de uma jovem mulher, Ashima e depois a perspectiva passa para seu filho, Gogol, um jovem indiano, já nascido em solo americano, pois seus pais trocaram a Índia pelos Estados Unidos da América, seguindo as promessas das oportunidades que o mundo ocidental oferece.
O filme revela os costumes, tradições, hábitos de uma cultura e de outra. Com isso mergulhamos na cultura indiana, em toda a sua riqueza e beleza num retrato intimista que raramente nos é dado a conhecer. E percebemos todo o choque civilizacional, à luta pela integração cultural, à ausência da família de origem e a solidão.


Uma saga inspiradora sobre os laços que unem todos nós... afinal, o filme fala do conflito de gerações inevitável entre pais e filhos, a busca por nossa própria identidade. Eu chorei feito criança com o filme...pois ele é de uma emoção intensa, muito intensa. As emoções foram bonitas e repletas de autenticidade...
O filme se passa em Calcutá, na Índia, e em Nova York.

Viva os filmes de Bollywood!! (É assim que são chamados os filmes indianos de Bombai, atual Mumbai)


Incredible India!

Om Shanti


Informações Técnicas:
Título no Brasil: Nome de Família
Título Original: The Namesake
País de Origem: Índia / EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 25/05/2007
Estúdio/Distrib.: Fox Film
Direção: Mira Nair




2 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Cara Lili,
Acho que você conhece um importante diretor indiano, Satyajit Ray, já falecido. Conheço apenas 4 filmes dele, um dos quais, um dos seus últimos, éinspirado em "Os Irmãos Karamazov". Não estou lembrado do título. Antes de se tornar diretor, ele foi assistente do francês Jean Renoir, no filme "O Rio Sagrado". Este filme existe em DVD, inclusive eu o tenho. Tenho certeza de que você irá gostar dele, pois ele foi filmado na sua querida Índia. Um abraço afetuoso.

railer disse...

ótima dica!
deu vontade de assistir a esse filme!