domingo, 11 de novembro de 2007

Teia 2007: Tudo de Todos















Estive nessa semana durante quatro dias no maior encontro da diversidade cultural do Brasil que reuniu em BH os Pontos de Cultura participantes do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e teve a relação entre Cultura e Educação como eixo central dos debates.

O Ministro Gilberto Gil junto a Célio Turino, secretário de Programas e Políticas Culturais do Minc (Ministério da Cultura), querem que em 2010 o Governo Federal bata a cota de 3 mil Pontos de Cultura por todo o Brasil.
Segundo Célio Turino, os Pontos de Cultura estão aí para “tirar o manto da invisibilidade da cultura brasileira”.
Assim é aberta toda uma discussão da Cultura livre e “periférica”, construídas fora da lógica da Indústria Cultural, da produção de massa e de monstros sagrados de nomes conhecidos.
Vou continuar falando nos próximos dias sobre o Teia (e sua organização) e também sobre Belo horizonte com alguns comments picantes.

Um comentário:

Francisco Sobreira disse...

Lili,
Deve ter sido um evento e tanto esse de que você participou em Beagá. E fiquei ansioso pelos "comments picantes" que você promete fazer, resultantes de sua estada na bela capital mineira. Um beijo.